



Histórico da unidade escolar

Histórico de criação: Fundada em 1964 – Ato legal de criação: 30/11/64, D.O.E. de 01/12/1964, a Escola Estadual de Primeiro Grau da Vila Misericórdia, em São Vicente foi denominada Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau "Profª Zulmira de Almeida Lambert” através da Lei nº 2565, de 26/11/80, alterando a redação ao art.1º da Lei nº 2307/80,. (DOE 27/11/80, p.3). Inicialmente a escola atendia os filhos de moradores próximos ao morro do Voturuá, onde mais tarde o bairro também chamado de Vila Misericórdia denominou-se Jardim Independência.
​
Histórico do patrono: Zulmira de Almeida Lambert nasceu em São Paulo, capital em 01 de janeiro de 1899, filha de José Joaquim Ferreira de Almeida Braga e Filomena Aurora de Almeida Braga. Iniciou seus estudos em 1906, sempre destacou-se em aritmética e álgebra, matérias que lecionaria por quarenta anos.Em Santos, foi professora no Colégio São José, no Liceu Feminino Santista, Liceu Coelho Neto, Colégio Stela Maris, Instituto de Educação Canadá e em São Vicente, no Ginásio Martim Afonso. Durante toda sua carreira de professora, Zulmira foi paraninfa de inúmeras turmas de formandos, recebeu as mais diversas homenagens, entre elas, a “mãe Canadense”, de 1957, dos alunos do I.E.E. Canadá. Como reconhecimento pelos serviços prestados ao ensino, ela recebeu da Sociedade dos amigos da Cidade de Santos uma moeda de prata do tempo do Império. Ainda depois de aposentada, aos setenta anos, a professora Zulmira continuou recebendo homenagens como exemplo de dedicação. Com o sorriso bondoso e usando óculos só para perto, se aposentou em 1969. Gostava de ler contos e ouvir Jair Rodrigues. Recebeu o medalhão de Anchieta – Patrono do magistério de São Paulo e fez parte da diretoria da Associação Feminina de santos e Casa do Senhor. Aos nove de maio de 1980, sob a direção do professor Dinei Sulzer Gonçalves, uma sexta feira, as dezenove horas, nas dependências da escola e com a presença do Diretor regional de Ensino do Litoral, João Carlos de Almeida, do Coordenador de Ensino do Interior, Jorge Monteiro Junior, do “Delegado” de Ensino de São Vicente - Leônidas Feiz, realizou-se a solenidade após a apresentação do Hino Nacional por um coral formado pelos alunos da escola e duas estudantes fizeram um retrospecto da história do colégio, desde sua fundação em 1964, até a inauguração do novo prédio em 1977, e também da carreira da professora Zulmira de Almeida Lambert, patrona do estabelecimento. A seguir, o secretario Luiz ferreira Martins, juntamente com os filhos da falecida professora, inauguraram o retrato da educadora, marcando oficialmente a mudança do nome da escola, que antes era denominada E.E.P.S.G. da Vila Misericórdia.
Prosseguindo a cerimônia o coordenador Jorge Monteiro Junior, autor da sugestão para a mudança de nome do estabelecimento, lembrou a figura de Zulmira e disse ter um carinho todo especial pelo colégio, bairro onde o coordenadornasceu e passou sua infância. O secretario da Educação, ao usar a palavra, destacou a importância do colégio, com suas amplas instalações, reafirmando a intenção do Governo do estado de desenvolver cada vez mais o setor do ensino em todos os municípios de São Paulo.
​
​